Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bispos e cardeais adotam o Twitter para se aproximar de fieis

JEAN-LOUIS DE LA VAISSIERE DA FRANCE PRESSE, NA CIDADE DO VATICANO
http://f5.folha.uol.com.br/humanos/1016334-bispos-e-cardeais-adotam-o-twitter-para-se-aproximar-de-fieis.shtml

Os padres, bispos e até cardeais resolveram lançar mão do Twitter para aproveitar a oportunidade de comunicar de forma universal e instantânea uma mensagem o que, em muitas ocasiões, acaba sendo cansativa e antiquada.
Figura central desse movimento é o dinâmico cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, um dos cardeais mais abertos e empreendedores do pontificado de Bento 16.
Desde o dia 20 de junho, envia tweets com frases da bíblia adaptadas à situação atual ou com reflexões interessantes.
No dia 29 de novembro, surpreendeu os usuários do Twitter com uma frase célebre do falecido Karol Wojtyla: "não há esperança sem medo, nem medo sem esperança".
Segundo o vaticanista Paolo Rodari, do jornal "Il Foglio Quotidiano", pelo menos quatro cardeais costumam comunicar suas impressões no Twitter: o brasileiro Odilo Scherer, o americano Sean Patrick O'Malley, o italiano Angelo Scola e o sul-africano Wilfrid Fox Napier.
O próprio Papa Bento 16 enviou dia 28 de junho, de um iPad, um tweet com a benção da nova página do Vaticano na internet.
No entanto, Bento 16, que costuma escrever seus discursos à mão, não envia mensagens no Twitter por enquanto.
Para Richard Rouse, um laico encarregado de desenvolver a presença da Igreja nas redes sociais, conseguir que se ouça a voz dos católicos através de blogs e tweets é um assunto ao mesmo tempo indispensável e delicado.
"Não podemos deixar de lado, mas, ao mesmo tempo, não podemos depender das redes sociais que nascem, se entrelaçam e desaparecem", comentou.
"Temos que ter critério e ser amigos de todos sem estar preso a alguém em particular", sustenta, ao resumir o lema dos católicos nos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário