Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Padre Cícero e as Pastorais

No dia 07.02.2010 a maior parte dos líderes de pastorais tiveram a grata satisfação de conhecer um pouco mais o nosso pároco, Padre Cícero.
Assim como os discípulos eram os que mantinham um contato mais próximo de Cristo, nas paróquias são os líderes de pastorais os que são primeiro orientados, formados e chamados à atenção, para que somem e multipliquem, absorva e repasse para os demais participantes das pastorais e, em conseqüência, a todos os demais participantes da pastoral do banco e visitantes da Paróquia São Miguel Arcanjo.
Nessa primeira reunião o Padre Cícero ouviu a todos os representantes das 21 pastorais presentes, faltou apenas representante do BEC e da Catequese e Crisma, mas não se conteve e já começou a traçar algumas linhas gerais de atuação:

 Ocorrerão mudanças na Liturgia almejando uma maior participação da comunidade nas Santas Missas, para tanto, definiu que Liturgia e Canto estarão juntos. Além disto, pede que os instrumentos e o som fiquem mais baixo e diminua as palmas para aparecer o som das vozes dos presentes. O ministério de Canto deve “Cantar a Missa”, deve “Animar a Missa”, segundo o Padre Cícero;
 Aos jovens exaltou que deverão aumentar a responsabilidade com os compromissos assumidos, pois faz parte do seu crescimento a responsabilidade;
 Questionou, e muito, o trabalho dos Vicentinos definindo a intenção de um trabalho social sem assistencialismo e que almeje além do dar a contrapartida da participação nas Missas e na vida da Paróquia São Miguel Arcanjo;
 Cobrou a ausência de participação das pastorais na Limpeza da Paróquia;

Nenhuma pastoral ficou sem correção de rumos, nada ainda profundo, mas o Padre Cícero deixou claro que muitas mudanças virão nas reuniões bimestrais com as lideranças, e por solicitação dos presentes marcará reunião com cada uma das pastorais.
Além disso, definiu que ocorrerão Santas Missas apenas aos sábados às 18 horas e domingos as 08 e 18 horas, suspendendo (temporariamente) as demais atividades devido ao pó característico do final de construção acumulado pelas condições metereológicas e, no final, marcou para 17.03.2010 um Mutirão de Confissões.
No final da reunião percebíamos que os presentes tinham mais claro os caminhos a seguir ou pelo menos idéias do que devemos ou não fazer para manutenção da unidade do corpo de Cristo.
Terminada a reunião iniciou a Santa Missa; sem energia elétrica, mas com muita energia; pareceu-me que Jesus Cristo na Liturgia da Palavra só falava aos líderes de pastorais:

 Na primeira leitura (Isaías 6, 1-8): a leitora destacou o versículo 5 “Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo também de lábios impuros e, entretanto meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!”
 O Salmo 137 iniciou: “Eu vos louvarei de todo o coração, Senhor, porque ouvistes as minhas palavras. Na presença dos Anjos eu vos cantarei.”

No entanto, na Homilia, o Padre Cícero se dirigiu a todos os presentes direcionando-nos para apenas entender a Palavra de Deus, pois o recado foi dado na reunião e confirmado pela palavra de Deus... não havia o que acrescentar naquele momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário