Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Segunda-feira, 21 de setembro de 2009,
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência...
Sidinei Marques Fernandes da Canção Nova Noticias, SP

Embora as grandes cidades já estejam se adaptando para garantir a acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência, ainda há muito que fazer.
Se para aqueles que não têm nenhuma deficiência já é difícil andar nas ruas sem torcer o pé nas calçadas irregulares, imagine para quem é portador de algum tipo de deficiência: física, mental, auditiva, visual, dentre outras. É muito comum se deparar com cadeirantes sendo carregados por estranhos para entrar nos ônibus.
E quando se fala que há muito o que se fazer, há muito mesmo, já que segundo o IBGE, cerca de 15% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Desse número, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o Brasil possui mais de 1 milhão de cegos e 4 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência visual.
A cegueira das autoridades (e nossa) em relação aos problemas de saúde pública reflete em outro dado importante: 90% dos casos de cegueira no Brasil atinge pessoas de baixa renda.
Nesta segunda-feira, 21, é Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, este ano, também é comemorado os 200 anos de Louis Braille, inventor do Braille, sistema de escrita e leitura para as pessoas cegas. O pai desse sistema, que hoje garante aos cegos o acesso à educação e às diferentes formas de se comunicar, também foi vítima de oftalmia.
Para essa população, no meio do caminho sempre há pedras, postes, buracos mas acima de tudo há solidariedade.
Quem nunca estendeu a mão ou esticou seu braço para um cego ao atravessar a rua?
Quem nunca cedeu o seu lugar no ônibus, na igreja ou em outros lugares para um deficiente?
Quem nunca fez um ato de solidariedade destes ou mesmo outros, deveria fazê-lo e perceber que ser Cristão é ser solidário aos, temporariamente, fragilizados...
Que a solidariedade dos brasileiros esteja sempre à frente dos problemas do dia a dia, principalmente aos que mais precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário