Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Segunda-feira, 21 de setembro de 2009,

Oração é a alma da atividade pastoral, destaca Bento XVI
Da Redação da canção nova.com, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI recebeu esta manhã, 21, em Castel Gandolfo, os 120 bispos que estavam reunidos nesses dias, no Vaticano, para o curso organizado pelas Congregações para os Bispos e para as Igrejas Orientais. Em seu discurso, o Santo Padre destacou a necessidade de intensificar a vida de oração, que segundo ele, é a alma da atividade pastoral, e ajudar, com o exemplo, os sacerdotes.
Bento XVI recordou que este ano o curso se insere no contexto do Ano Sacerdotal, convocado para promover uma renovação de todos os sacerdotes, de modo que seu testemunho evangélico se torne mais forte e incisivo no mundo de hoje.
Citando a exortação pós-sinodal Pastores Gregis, de João Paulo II, Bento XVI falou do elo que une o bispo aos sacerdotes. No dia da ordenação presbiteral, quando o novo presbítero põe suas mãos nas do bispo, ambos assumem uma responsabilidade: o sacerdote se confia ao bispo e este, por sua vez, se empenha em custodiar e promover a identidade sacerdotal dos presbíteros.
Identidade que hoje é colocada à prova pela crescente secularização. Portanto, de modo especial, o bispo é chamado a alimentar nos sacerdotes a vida espiritual, para favorecer neles a harmonia entre a oração e o apostolado, observou o Pontífice.
O segredo para a fecundidade do ministério presbiteral, afirmou, consiste em permanecer unido ao Senhor. Então advertiu: "A missão de um presbítero e, principalmente, a de um bispo, comporta hoje uma quantidade de trabalho que tende a absorvê-lo continua e totalmente. As dificuldades aumentam e as incumbências se multiplicam. (…) Todavia, a atenção aos problemas jamais deve nos distrair da união íntima e pessoal com Cristo".
O tempo que o sacerdote e o bispo consagram a Deus na oração é sempre o melhor aproveitado, disse o Papa,
"porque a oração é a alma da atividade pastoral, a linfa que lhe infunde força, é o apoio nos momentos de incerteza e de desencorajamento e a fonte inesgotável de fervor missionário e de amor fraterno por todos".

No centro da vida sacerdotal está a Eucaristia, recordou Bento XVI, que concluiu:
"Que a Celebração Eucarística ilumine toda a jornada de vocês e de seus sacerdotes, imprimindo a sua graça e o influxo espiritual nos momentos tristes ou alegres, agitados ou tranqüilos, de ação ou de contemplação. (…) Com a Palavra e os Sacramentos, São João Maria Vianney edificou o seu povo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário