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domingo, 13 de setembro de 2009

Bento XVI alenta UNESCO na alfabetização
Um “canteiro de humanização”
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 11 de setembro de 2009 (copiado de ZENIT.org).-

Bento XVI alentou o trabalho a favor da alfabetização realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por considerar que se trata de um "canteiro de humanização".
A mensagem pontifícia, enviada em nome do Papa pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, está dirigida ao diretor geral dessa instituição, Koichiro Matsuura, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro.
A mensagem do Papa chegou à sede da UNESCO, em Paris, quando acontecia a reunião de seu Conselho Executivo.
Na carta, o bispo de Roma transmite "seu alento a todas as pessoas que, no seio da UNESCO, trabalham a favor da alfabetização", pois, "como a fome, a pobreza e as enfermidades endêmicas, o analfabetismo constitui um dos maiores freios ao desenvolvimento".
Segundo o pontífice, a alfabetização "constitui uma das alavancas mais importantes para o desenvolvimento integral das pessoas, fazendo que sejam mais capazes de orientar-se por si mesmas e de participar mais efetivamente da vida pública".
Com a alfabetização, o Papa deseja que "se dê uma evolução para sociedades mais instruídas e mais solidárias", consolidando "uma vida democrática capaz de assegurar a paz e a liberdade", segundo ele mesmo expôs em sua nova encíclica Caritas in Veritate (Cf. n 21).
O Papa pede aos "discípulos de Cristo que se envolvam com uma intensidade particular neste canteiro de humanização que deve permitir também aos homens ter acesso mais livremente às Sagradas Escrituras, cuja leitura e meditação mostra ‘a eminente ciência de Jesus Cristo'".
Desejando que a UNESCO envolva no objetivo da alfabetização todos os países membros, a mensagem conclui garantindo as bênçãos do Santo Padre para os colaboradores dessa instituição.
Segundo explicou o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em uma mensagem enviada por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização, aproximadamente 776 milhões de adultos, a maioria deles mulheres, carecem de um domínio sólido das bases da leitura, da escrita e do cálculo aritmético.

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