Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Papa convida a renovar celebração da misericórdia na Confissão.
Mensagem na 60ª Semana Litúrgica Nacional Italiana
CASTEL GANDOLFO, terça-feira, 25 de agosto de 2009 (de acordo com ZENIT.org).-

Bento XVI pediu que se retome e renove a celebração da misericórdia de Deus no sacramento da Confissão, em uma mensagem enviada à 60ª Semana Litúrgica Nacional Italiana.
O documento, assinado pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, foi redigido dentro do Ano Sacerdotal, ao celebrar-se os 35 anos da entrada em vigor para a Igreja na Itália do novo Rito da Penitência.
O texto pede “verificar se, além da mudança de rito, formou-se uma adequada mentalidade teológica, espiritual e pastoral”.
A missiva propõe “favorecer uma retomada e renovação da celebração da misericórdia e da experiência significativa do perdão divino”.
O texto recolhe as palavras que o Papa dirigiu em uma mensagem ao 20º curso por ocasião do fórum interno, promovido pela Penitenciaria Apostólica, no dia 12 de março de 2009, no qual afirmava: “Em nossa época, uma das prioridades pastorais é, sem dúvida, formar retamente a consciência dos crentes porque (...) na medida em que se perde o sentido do pecado, aumentam os sentimentos de culpa, que se tenta eliminar com remédios paliativos insuficientes”.
Para isso, o Papa considera que é importante redescobrir o sacramento da Penitência, que “requer uma catequese prévia e uma catequese mistagógica”.
“Junto a uma adequada formação da consciência moral e uma maturidade de vida e celebração do sacramento, é preciso fortalecer nos fiéis a experiência do acompanhamento espiritual”, indica a mensagem.
Precisamente por este motivo, o Papa confirma que “precisamos de ‘mestres do espírito’ sábios e santos” e exorta os sacerdotes a “manterem sempre viva em si mesmos a consciência de que devem ser ‘ministros’ dignos da misericórdia divina e educadores responsáveis das consciências”, inspirando-se no exemplo do Cura de Ars, São João Maria Vianney, de quem neste ano se recorda o 150º aniversário de falecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário