Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe...
Segundo o SP TV - 2ª edição de 22.07.2009
"A igreja católica começa a entrar no combate à gripe A. As dioceses de Santo André, no ABC, do Belém e de Santo Amaro, aqui na capital, recomendam que os fiéis não tenham contato físico durante a missa.
O gesto de dar as mãos na hora do Pai Nosso e o abraço da paz devem ser evitados para conter a transmissão do vírus H1N1. "

Segundo o G1 - Edição de São Paulo de 23.07.2009
Bispos da Igreja Católica recomendaram às paróquias que sejam evitados, durante as missas, abraços e mãos dadas por causa do risco de contágio pela nova gripe. Com o aumento do número de casos da doença, também foi pedido aos padres que as hóstias sejam entregues na mão dos fiéis durante a comunhão – algumas pessoas preferem recebê-las na boca. As recomendações dividem os frequentadores.

Dom Pedro Luiz Stringhini, responsável pela região episcopal Belém, mandou uma carta na terça-feira (21) aos padres das 63 paróquias e 140 comunidades da Zona Leste de São Paulo aconselhando mudanças nas missas por causa da doença. São três recomendações: “pedir que os fiéis recebam a comunhão na mão”, “não fazer o convite ao abraço da paz, passando diretamente ao ‘Cordeiro de Deus’” e “não convidar os fiéis a darem as mãos na oração do Pai Nosso”.

“Não é uma medida alarmista, é uma precaução sanitária. É um ajuste dentro da missa para não precisar suprimir as celebrações”, afirmou o bispo ao G1.
A assessoria da arquidiocese disse que o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, voltará de uma viagem nesta quinta-feira (23) e decidirá sobre eventuais indicações por causa da doença. Enquanto isso, os bispos responsáveis pelas regiões podem adotar medidas específicas. Dom Nelson Westrupp, bispo da diocese de Santo André, fez as mesmas recomendações para os padres e diáconos de 95 paróquias de sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
“Eu julguei necessário porque a vida é um dom de Deus e temos a obrigação de cuidar do outro, de sua saúde”, afirmou. Um e-mail com as indicações foi enviado às paróquias na segunda-feira (20).

Da Redação da CNBB

O Arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, divulgou nesta quinta-feira, 23, uma nota com recomendações para evitar o contágio com a gripe A (H1N1) durante as Celebrações da Missa, no desejo de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença.
Na nota, dirigida aos bispos, padres, diáconos e ministros extraordinários da arquidiocese, Dom Odilo sugere iniciativas como a de não dar as mãos durante a oração do Pai Nosso e evitar a saudação da paz, e orienta, ainda, que a Comunhão seja recebida nas mãos.
Leia a nota na íntegra:
Aos Ex.mos Bispos Auxiliares, aos Rev.mos Padres e Diáconos E aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhãoda Arquidiocese de São Paulo
Saúde e paz para todos!
Tendo em vista a difusão do vírus H1N1, responsável pela "gripe suína", mesmo sem haver motivo para pânico nem temores excessivos, no desejo de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença e visando o bem e a saúde do povo, faço as seguintes recomendações para que sejam levadas em consideração em toda a Arquidiocese de São Paulo enquanto perdurar o surto da nova gripe e ela não tiver sido devidamente controlada:
1.O povo seja orientado sobre as medidas preventivas para evitar, de modo geral, o contágio com a doença e sobre o modo de tratá-la, se for o caso; para isso, sigam-se as instruções das autoridades sanitárias competentes (cf. www.saude.gov.br); sendo uma boa ocasião para falar dos cuidados essenciais da saúde, aproveitem-se para isso todos os encontros e reuniões pastorais;
2.Nas celebrações litúrgicas seja evitado o gesto de dar-se as mãos durante a oração do Pai Nosso; da mesma forma, evite-se saudação da paz;
3.A Sagrada Comunhão seja recebida preferencialmente nas mãos;
4.A distribuição da Sagrada Comunhão nas duas espécies seja evitada.
A exemplo de Jesus, que tratou com imensa ternura e compaixão todos os doentes, tenhamos também nós grande atenção pastoral para com todos os enfermos; com frequência, seja celebrada também a S.Missa na intenção deles, conforme formulários previstos no Missal.
Fazendo votos de boa saúde para todos, aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar todo o bem!

Card. D. Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário