Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

domingo, 19 de julho de 2009

Dom Fernando Figueiredo

Dom Frei Fernando Antônio Figueiredo OFM, nasceu em Muzambinho, em 01 de dezembro de 1939 é um bispo católico brasileiro, atualmente à frente da Diocese de Santo Amaro em São Paulo.
É o Celebrante das missas no santuário Mãe de Deus tendo como co-celebrante o padre Marcelo Rossi. Aos sábados a Santa Missa é transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão e aos domingos pela Rede Globo de Televisão. É apresentador de diversos programas pela Rede Vida e pela Rede TV.
O bispo dom Fernando Figueiredo agora é o mais novo imortal da APL (Academia Paulista de Letras). Ele foi eleito em 19.02.2009 para ocupar a cadeira 36, cujo patrono foi o jornalista e escritor Euclides da Cunha.
Formação
Filosofia e Teologia - Instituto da Ordem Franciscana (Curitiba e Petrópolis)
Teologia – Licenciatura: Instituto Católico de Lyon – França (1968-1969)
Especialização: Teologia Dogmática - França 1969
Doutoramento: Teologia dos primeiros séculos da Igreja (Patrística) – Instituto Patristicum AugustinianumRoma (1969 – 1972)
Outros Cursos: Licenciatura em Ciências Econômicas na Universidade Católica do Paraná.
Atividades exercidas
(1973 – 1984) - Professor de Teologia Dogmática e Teologia Patrística - Instituto Franciscano de Petrópolis; professor CEFEPAL
(1974 – 1983) - Mestre dos Filósofos e Teólogos Franciscanos – Petrópolis
(1982 – 1984) - Pároco de Piabetá
(1980 - 1984) – Professor na Universidade Católica de Petrópolis
Cargos supradiocesanos
(1984 – 1989) Bispo auxiliar, coadjutor e diocesano de Teófilo Otoni; (1987 – 1995 e 1999 – 2003) - Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB
(1991 – 1995) - Presidente da referida Comissão
(1992 – 1997) - Presidente do Secretariado de Cultura da Conferência Episcopal Latino-Americana
(1997) - Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II
(1997 – 2000) - Membro da Equipe de Reflexão Teológica – CELAM
(1995 – 1999) - Membro do Pontifício Inst. de Cultura e do Diálogo com os não crentes – Roma
(1995 – 2003) - Presidente do Regional Sul I – Bispos do Estado de São Paulo (Sul 1) - CNBB
(1999 à atualidade) - Membro da Congregação para o Clero – Roma
(2006 à atualidade) - Membro do Conselho Especial do Sínodo dos Bispos – Roma
Membro do Conselho Superior da INBRAC - Rede Vida
Capelão da Soberana Ordem dos Cavaleiros da Cruz de Malta
Presidente de Honra da Cáritas Diocesana
Presidente do Instituto Tecnológico Diocesano (ITD)


Ao Venerável Irmão
Fernando Antônio Figueiredo, O. F. M.
Bispo de Santo Amaro
Com a aproximação do venturoso jubileu de prata da tua ordenação episcopal, é com prazer, venerável Irmão, que desejamos por meio desta Carta significar-te nosso fraterno sentimento, augurar Nossos votos de bom sucesso e cantar contigo, do fundo do coração, louvores a Deus pelos copiosos frutos de Sua graça.
Oferecendo-se ora a oportunidade, seja-Nos permitido trazer brevemente à memória o decurso do teu ministério. Após receberes adequada instrução, assim humana como religiosa, percebendo o chamado do divino Mestre, entraste para a Ordem dos Frades Menores. Concluídos os estudos de Filosofia e Teologia, recebeste no ano de 1967 a ordenação sacerdotal. Obtiveste em seguida a Licenciatura em Sagrada Teologia no Instituto Católico de Lyon, na França, e a láurea de Doutor em Teologia Patrística no Pontifício Ateneu Agostiniano em Roma.
No cumprimento do múnus sacerdotal, devotaste dedicação sobretudo às vocações e à adequada instrução dos jovens; durante cerca de dez anos ensinaste a teus alunos Teologia Dogmática e Patrística, orientando-os no Instituto da tua Ordem em Petrópolis. Por uns poucos anos foste também pároco na localidade de Piabetá - RJ.
Avultando em virtudes, foste escolhido pelo Venerado Antecessor Nosso e Servo de Deus João Paulo II para servir nas fileiras dos sucessores dos Apóstolos. No dia 10 de março de 1984 foste consagrado Bispo titular de Ulcínium, e nomeado (Bispo) Auxiliar de Teófilo Otoni. No mesmo ano foste destinado para (Bispo) Coadjutor na mesma Sé Episcopal, e dela foste constituído de pleno direito no ano seguinte em (Bispo) Ordinário. De lá foste transferido, em 1989, para a diocese de Santo Amaro, que até hoje sábia e fielmente governas.
Tal como o discípulo do Apóstolo, que “se pôs (...) ao serviço do Evangelho” (Filipenses, 2, 22), também tu tens sido, na trilha dos Santos Padres, um Pastor de excelente formação, de profunda espiritualidade, piedoso, bom, ativo, e fiel ao Magistério da Igreja. Na Conferência Episcopal do Brasil e da América Latina, e nos dicastérios do Vaticano, exerceste e ainda exerces ofícios com diligência, no desempenho dos quais não somente trabalhaste para o bem da Igreja em teu País como ainda acumulaste merecidos prêmios perante o Senhor.
Lembrando, pois, nesta Carta a incessante obra tua pastoral, congratulamo-nos contigo, juntamente com os Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e todos os fiéis em Cristo, pelo jubileu de vinte e cinco anos do teu Episcopado. Rogamos ainda para ti, com todo fervor, a materna proteção da Imaculada Virgem Maria e bem assim o amparo de São Francisco, e desejamos-te inesgotáveis graças divinas. Todos estes votos e augúrios, enfim, Venerável Irmão, confirmamos para ti com a Nossa Bênção Apostólica, concedida com especial afeto, a qual queremos chegue a todos os que compartilharão da tua extraordinária alegria.
Vaticano, 12 de fevereiro de 2009, de nosso Pontificado o quarto ano.
(ass.) Bento XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário