Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bicentenário da Independência dos Países Latino-americanos: Papa celebrará Missa.

Dia 12 de dezembro, na Basílica de São Pedro

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 17 de outubro de 2011 (ZENIT.org) –

Bento XVI presidirá uma Missa pelos povos latino-americanos no bicentenário da sua independência, no próximo dia 12 de dezembro, às 17h30, na Basílica de São Pedro.
O anúncio foi feito por meio de um comunicado da Comissão Pontifícia para a América Latina, que convidou o Papa para presidir esta celebração no dia da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
Todas as pessoas interessadas em assistir a esta Missa na Basílica Vaticana podem solicitar seu convite – gratuito – com antecedência na Prefeitura da Casa Pontifícia e retirá-lo no Portão de Bronze nos dias prévios a 12 de dezembro.
“É, sem dúvida, expressão da solicitude pastoral com que o Santo Padre Bento XVI abraça os povos nos quais foi semeado o Evangelho de Jesus Cristo, nos quais amadureceram seus preciosos frutos, onde estão presentes 40% dos batizados da Igreja Católica, unidos na filial devoção à Santíssima Virgem Maria e em comunhão das suas igrejas locais com a Sé de Pedro”, disse.
“Por último – acrescenta o comunicado –, esta iniciativa é sinal da contribuição original que a Igreja Católica oferece para comemorar, à luz da verdade histórica, este 'bicentenário', a fim de iluminar a atual situação da América Latina e alimentar a esperança de um futuro de paz e justiça.”
Todas estas comemorações se concentram em um lapso de tempo que compreende os anos 2010-1014, com exceção do Peru e do Brasil, que comemoram o bicentenário da sua independência nos anos 2020-2022.
De fato, explicou a Comissão Pontifícia, o processo de emancipação dos países latino-americanos em “terra firme” se desenvolveu entre 1808 e 1824, ainda que será necessário também incluir a independência do Haiti (1804), aquela posterior de Cuba (1898) e as mais recentes do Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário