Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Igreja não pode buscar poder, adverte Bento XVI.
Sua missão é anunciar Cristo até com o martírio, hoje
CASTEL GANDOLFO, segunda-feira, 7 de setembro de 2009 (coletado na ZENIT.org).-

Bento XVI deixou muito claro que a Igreja não pode buscar o poder, mas deve concentrar-se no anúncio de Cristo, ainda que isso implique o martírio.
Assim expressa na Mensagem para o dia missionário mundial 2009, que este ano tem como tema "As nações caminharão à sua luz" (Ap 21, 24).
No texto, publicado no dia 5 de setembro pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice assegura que "a Igreja não age para ampliar o seu poder ou reforçar o seu domínio, mas para levar a todos Cristo, salvação do mundo".
"Pedimos somente para Deus nos colocar a serviço da humanidade, sobretudo daquela sofredora e marginalizada, porque acreditamos que o compromisso de anunciar o Evangelho aos homens de nosso tempo é sem dúvida alguma um serviço prestado à comunidade cristã, mas também a toda a humanidade."
De fato, sublinha, a humanidade, "apesar de conhecer realizações maravilhosas, parece ter perdido o sentido último das coisas e de sua própria existência".
Por este motivo, segundo o pontífice, "a missão da Igreja é ‘contagiar' de esperança todos os povos. Por isto, Cristo chama, justifica, santifica e envia os seus discípulos para anunciar o Reino de Deus, a fim de que todas as nações se tornem Povo de Deus".
"Desejo novamente confirmar que a tarefa de evangelizar todos os homens constitui a missão essencial da Igreja,, tarefa e missão que as vastas e profundas mudanças da sociedade atual tornam ainda mais urgentes", escreve o bispo de Roma.
"Está em questão a salvação eterna das pessoas, o fim e a plenitude da história humana e do universo", recalca.
Em sua mensagem, Bento XVI recorda em particular "os missionários e missionárias que testemunham e propagam o Reino de Deus em situações de perseguição, com formas de opressão que vão desde a discriminação social até a prisão, a tortura e a morte".
Por este motivo, a mensagem do Papa faz duas petições aos católicos do mundo.
Em primeiro lugar, anima-os a que "peçam ao Espírito Santo que aumente na Igreja a paixão pela missão de proclamar o Reino de Deus e ajudar os missionários, as missionárias e as comunidades cristãs empenhadas nesta missão, muitas vezes em ambientes hostis de perseguição".
Em segundo lugar, convida "todos a darem um sinal crível da comunhão entre as Igrejas, com uma ajuda econômica, especialmente neste período de crise que a humanidade está vivendo, a fim de colocar as jovens Igrejas em condições de iluminar as pessoas com o Evangelho da caridade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário