Parque São Miguel, São Paulo, SP, CEP: 04840-281, fone: (011)5931-3857 E-mail para contato: secretaria@psaomiguel.com.br, http://www.psaomiguel.com.br - psmagrajau@gmail.com Padre Nino Grangeiro

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Crise ecológica deve ser enfrentada globalmente, indica Papa
Dedica sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz ao cuidado da criação

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 29 de julho de 2009 (ZENIT.org).- “Se quiseres cultivar a paz, cuida do criado” (tradução livre) é o tema ao qual está dedicada a próxima mensagem para a Jornada Mundial da Paz, que acontecerá em 1º de janeiro de 2010.
A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um comunicado nesta quarta-feira, para apresentar o tema da mensagem.
“O tema tenta fomentar uma tomada de consciência do estreito vínculo que existe, em nosso mundo globalizado e interconectado, entre a salvaguarda do criado e o cultivo do bem da paz”, assinala o comunicado.
“Esta estreita e íntima relação é, de fato, cada vez mais discutida, pelos numerosos problemas que afetam o meio-ambiente natural da pessoa, como o uso dos recursos, a mudança climática, a aplicação e o uso da biotecnologia, o crescimento demográfico”, assinala o comunicado.
O texto adverte que descuidar desses temas pode provocar violência não só entre os diversos povos, mas também entre gerações.
“Se a família humana não sabe enfrentar estes novos desafios com um renovado sentido da justiça e igualdade social e da solidariedade internacional, corre-se o risco de semear violência entre as populações e entre as gerações presentes e as futuras”, adverte.
A mensagem do Papa para a próxima Jornada Mundial da Paz recolherá as indicações da encíclica Caritas in Veritate para destacar que a necessidade urgente de proteger o meio ambiente deve constituir “um desafio para a humanidade inteira”.
Na mensagem, Bento XVI apelará ao “dever, comum e universal, de respeitar um bem coletivo, destinado a todos, impedindo que se possa fazer impunemente uso das diversas categorias de seres como se queira”.
O comunicado indica que cuidar da criação “é uma responsabilidade que deve amadurecer sobre a base do caráter global da atual crise ecológica e da conseguinte necessidade de enfrentá-la globalmente”.
Isto é assim porque “todos os seres dependem uns dos outros na ordem universal estabelecida pelo Criador”, acrescenta o texto.
A mensagem do Papa indicará que “quando se tenta cultivar o bem da paz, deve-se favorecer, de fato, uma renovada consciência da interdependência que liga todos os habitantes da terra”.
“Essa consciência combaterá e eliminará diversas causas de desastres ecológicos e garantirá uma oportuna capacidade de resposta quando esses desastres afetam populações e territórios”, indica o comunicado.
Finalmente, o comunicado destaca que “a questão ecológica não deve ser enfrentada apenas pela aterradora perspectiva que a degradação ambiental perfila: deve conduzir, sobretudo, a uma forte motivação para cultivar a paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário